O Brasil possui leis para punir atitudes de discriminação contra qualquer religião. Mas como você pode ajudar no combate a intolerância?
Em nosso país, desde 1989, é considerado crime qualquer atitude de discriminação e preconceito contra crenças e práticas religiosas. Para ajudar na conscientização social, desde 2007 é celebrado oficialmente o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Na prática, além de conscientizar, é preciso agir para inibir e coibir atitudes de intolerância religiosa. Mas como fazer isso?
Em um país tão diverso, nada mais esperado, que a diversidade de religiões também seja algo natural. Porém, no dia a dia, muitas religiões são alvo de atitudes de intolerância. Estas atitudes são provocadas por pessoas que não respeitam essa diversidade. Principalmente, as religiões de matriz africana como o candomblé e a umbanda, entre outras.
Atitudes inclusivas
O preconceito e a discriminação podem ser combatidos com atitudes de conscientização e educação. Por isso, preparamos algumas dicas para que você ponha em prática no programa de D&I da sua empresa e na sua vida. Nossas dicas poderão ajudar no respeito e combate à intolerância religiosa. Vamos lá:
- A Declaração Universal dos Direitos Humanos entende que a intolerância religiosa é uma grave violação porque ofende a dignidade humana;
- Estabeleça uma data para falar sobre o tema e abrir canais de diálogo e troca entre os profissionais;
- As pessoas sem religião ou que se declaram ateus / ateias também precisam ser ouvidas e respeitadas.
- Muitas datas celebrativas e feriados oficiais são baseados nas religiões dominantes em determinada região ou país. Fique atento a isso e no impacto para a vida de pessoas com religiões diferentes.
- Entenda mais sobre os direitos das pessoas que professam uma religião ou crença. A Defensoria Pública disponibiliza um material muito bom sobre o tema no link https://www.defensoria.sp.def.br/dpesp/Repositorio/39/Documentos/cartilha_intolerancia_religiosa.pdf
- O Guia Prático de Adaptações Razoáveis da OIT oferece uma metodologia para ajudar no processo de inclusão de trabalhadores que professam determinada religião ou crença. Faça o download nesse link https://blogstacausa.com.br/ebooks/
Estas são só algumas sugestões para quem está começando a inserir esse tema na pauta das ações de D&I. No mais, estimulamos sempre a busca por conhecimento, por aliados internos e por parceiros que ajudem a causar o efeito inclusivo.
Precisa de ajuda?
Ainda está se sentido perdido sobre o que fazer para estimular o tema em sua empresa? Estamos à disposição para um bate-papo para ajudá-lo. Converse com os causadores! Vamos ajudá-los a pensar ações que atendam seus colaboradores e ajude a engajá-los no tema.
Somos uma empresa de treinamento e consultoria com foco em diversidade e inclusão. Entre em contato conosco pelo stacausa@stacausa.com.br para conhecer o nosso portfólio de ações, treinamentos e serviços. Nossa equipe de causadores está à disposição para levar + Atitude Inclusiva para a sua empresa.