Dia da pessoa com deficiência: Que ações realizar para aumentar o engajamento com a inclusão?

Dia da pessoa com deficiência: Que ações realizar para aumentar o engajamento com a inclusão?

Reunimos algumas dicas de ações de conscientização para empresas e organizações realizarem no mês de setembro em referência ao dia da pessoa com deficiência

Uma empresa antenada no calendário inclusivo é um bom indicativo de que o tema diversidade e inclusão é levado a sério. No entanto, as estratégias de inclusão devem ocorrer sempre. Algumas datas podem ajudar a impulsionar as ações, por exemplo. E, o mês de setembro, certamente, está nesta lista, pois é o mês que acolhe o dia nacional da pessoa com deficiência (21/09).

Durante este período, as inquietas mentes engajadas das empresas, já acostumadas com o desafio de superar barreiras de acessibilidade, especialmente aquelas de atitude, partem em busca de iniciativas.

É nesse momento que surge a dúvida: qual é o briefing?
Ações inspiradoras que possam contribuir para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

E qual é o desafio?
O desafio da maioria das empresas, em especial, em momentos de crise: budget limitado.

Dicas

Por isso, trouxemos algumas sugestões de ações que podem ser realizadas pelas empresas em referência ao dia da pessoa com deficiência, mesmo com recursos limitados:
  • Se a empresa já tiver um programa ou pilar de inclusão de pessoas com deficiência aproveite para divulgá-lo. Se não tiver, que tal criar…
  • É fundamental contar com o protagonismo dos funcionários com deficiência da empresa. Envolva os grupos de afinidades e as pessoas engajadas nas ações.
  • Desenvolva campanhas internas sobre acessibilidade e inclusão. Transmita conteúdos relevantes e dicas de atitudes inclusivas por e-mails, relatos, vídeos, dados, e-books, etc..
  • Invista em cursos e treinamentos online sobre inclusão. Preparar os funcionários em momentos de integração e reciclagem faz enorme diferença. Se não tiver plataforma própria, incentive que os funcionários busquem cursos externos.
  • Promova encontros para conversas com os colaboradores. Mesmo virtuais, esses encontros têm se mostrado bastante eficazes e com discussões muito interessantes. 
  • Realize um diagnóstico de inclusão. Ao conhecer o status de inclusão da empresa é possível perceber os gaps e traçar caminhos mais assertivos.
  • Aproxime os gestores da empresa do programa de inclusão. Realize encontros com eles para ter aliados, aumentar o engajamento e preparar líderes inclusivos.
  • Faça um mapeamento dos cargos para identificar barreiras de acessibilidade. Existem muitos mitos sobre inclusão, que precisam ser superados. Para diagnóstico dos cargos é importante conhecer os desafios e buscar por soluções.
  • No planejamento das ações não se esqueça dos recursos de acessibilidade. As ações tem que ser inclusivas e possibilitar a participação de todos e todas.

Ainda estou perdido

Estes são só alguns exemplos e sugestões para quem está em busca de algo diferente e inspirador para conscientização, no mês de setembro.

Por isso, estimulamos sempre a busca por conhecimento, por aliados internos e por parceiro que ajudem a causar o efeito inclusivo.

Ainda está se sentido perdido sobre o que fazer para estimular o tema em sua empresa?

Estamos à disposição para um bate-papo. Converse com os causadores! Vamos ajudá-los a pensar ações que atendam seus colaboradores e estimule o engajamento da sua equipe.

A Santa Causa

Somos uma empresa de treinamento e consultoria com foco em diversidade e inclusão. Entre em contato conosco pelo stacausa@stacausa.com.br para conhecer o nosso portfólio de ações, treinamentos e serviços. Nossa equipe de causadores está à disposição para levar + Atitude Inclusiva para a sua empresa.