Dia Internacional e 10 anos da Convenção da ONU

Dia Internacional e 10 anos da Convenção da ONU

O próximo dia 3 de dezembro marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e os 10 anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12) foi instituído em 1992 pelas Nações Unidas. Antes de tudo, o objetivo é conscientizar a sociedade sobre essa parcela da população e seus direitos. Bem como, mobilizar as pessoas para construirmos uma sociedade mais inclusiva, que respeita e valoriza a diversidade.

Alcançar os 17 Objetivos para o Futuro que Queremos

A data é sempre marcada por um tema que norteia as ações e as prioridades nas políticas públicas. Neste ano de 2016, o tema é “Alcançar os 17 Objetivos para o Futuro que Queremos”. A escolha assinala o papel destes objetivos para a construção de um mundo mais inclusivo e equitativo.

Este ano, a celebração do dia internacional coincide com o aniversário de 10 anos da adoção da Convenção. Ela que é até o momento é o documento mais importante de proteção dos direitos das pessoas com deficiência no mundo.

Metas da agenda dos ODS

Entre as metas definidas pela agenda dos ODS está avaliar e acompanhar as políticas públicas. Nesse sentido, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um dos documentos que precisa ser acompanhado. Ainda mais porque a pessoa com deficiência faz parte do públicos de atenção prioritária dos ODS.  Além disso, o documento também reforça que a sociedade precisa garantir as bases para um futuro de maior inclusão.

Recomendações da ONU para a celebração do Dia

A ONU faz algumas recomendações para que a sociedade se organize e celebre a data. Saiba como você pode comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em sua comunidade:

Incluir:

  • Ofereça oportunidades para eventos inclusivos, de preferência envolvendo governos e organizações de pessoas com deficiência.
  • Concentrem-se nas principais questões relacionadas com a inclusão.
  • Entenda que as pessoas com deficiência podem ser também agentes de mudança.

Organizar:

  • Realize fóruns, discussões públicas e campanhas de informação em apoio aos temas do Dia Internacional.
  • Compartilhe boas práticas inclusivas e promova a capacitação de pessoas com diversas habilidades.
  • Estimule seu desenvolvimento para que possam ser incluídas em suas comunidades.

Comemorar:

  • Planeje e organize apresentações  para celebrar as contribuições feitas por pessoas com deficiência como agentes de mudança.
  • Crie oportunidades para que as pessoas com deficiência possam explorar todo o seu potencial. Por exemplo, através da música, esporte, arte ou outras habilidades.

Agir:

  • Antes de mais nada, um dos principais focos é a ação prática. Por isso, destaque as melhores práticas.
  • Pense em fazer recomendações para governo, empresas, universidades, organizações sociais, e outros.
  • Trabalhe para que a sua atividade deixe um legado. Proponha uma mudança duradoura.

Fonte:

Texto baseado nas informações originais do site da ONU (em inglês): https://www.un.org/development/desa/disabilities/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *