03 de Dezembro é o dia internacional da pessoa com deficiência

03 de Dezembro é o dia internacional da pessoa com deficiência

A ONU aproveita a data para reforçar o tema de 2018: “empoderar pessoas com deficiência e garantir a inclusão e a equidade”

É sempre muito importante resgatarmos porque algumas datas são criadas, não é mesmo? Por isso, fomos beber direto da fonte, na Organização das Nações Unidas, onde tudo começou, para compartilhar com vocês.

Foi em 1992, na Assembléia Geral das Nações Unidas, que o dia 03 de dezembro foi proclamado como o dia internacional da pessoa com deficiência. Para os mais saudosistas e que gostam de ver os documentos, aqui está o registro: a resolução 47/3.

A data tem como objetivo ampliar a consciência sobre a necessidade de ações mais vigorosas e amplas em todos os níveis para garantir a equidade de oportunidades para a efetiva participação social das pessoas com deficiência, com autonomia e respeito.

Com o tema “empoderar pessoas com deficiência e garantir a inclusão e a equidade”, esse ano o foco foi o empoderamento para um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável. O lema “não deixar ninguém para trás” ganhou força com a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Por fim, damos destaque a mensagem no site internacional da Organização das Nações Unidas na data de hoje:

“As pessoas com deficiência, como beneficiárias e agentes de mudança, podem acelerar o processo para o desenvolvimento inclusivo e sustentável e promover a sociedade resiliente para todos, inclusive no contexto da redução do risco de desastres, da ação humanitária e do desenvolvimento urbano. Governos, pessoas com deficiência e suas organizações representativas, instituições acadêmicas e setor privado precisam trabalhar como uma “equipe” para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

É isso aí! Nós causadores, desejamos que hoje seja um dia de conscientização para todos e, que este dia, provoque mudanças positivas e atitudes inclusivas todos os dias.

Fonte: http://www.un.org/en/events/disabilitiesday/

Créditos imagem: ONU / Logan Abassi. Um jovem estudante de uma escola para crianças com deficiência no bairro pobre de Cité Soleil, em Porto Príncipe, Haiti.